Se você está achando que ajustar a alcalinidade e PH da piscina é complicado e é apenas para químicos e profissionais desse segmento, fique tranquilo! Na verdade esse assunto é  bem simples, porém muito importante e você deve atentar-se, para proteger sua saúde e de sua família.

O que são Alcalinidade e pH?

A alcalinidade é um conjunto de sais minerais, na qual ajuda a manter o equilíbrio do PH, evitando assim mudanças ou grandes oscilações dele. Já o PH é o potencial hidrogeniônico, responsável por indicar o estado químico da água:
  • Ácida: PH baixo;
  • Neutra ou Básica: PH alto.

A Alcalinidade e o PH estão diretamente ligados

Em geral, quando a alcalinidade está acima do máximo recomendado (120ppmm), o pH também fica elevado. O mesmo acontece quando a alcalinidade está baixa, ou seja, o pH a acompanha para baixo. Como o desajuste da alcalinidade dificulta o ajuste do pH, primeiramente acerte a alcalinidade (quando necessário), e só depois ajuste o nível do pH.

Como Ajustar A Alcalinidade e PH aos níveis ideais?

É bem simples e nós, da COBOP Piscinas, vamos te ensinar. Então fique conosco mais alguns minutinhos! 🙂 A alcalinidade e pH possuem níveis estipulados que não podem ser ultrapassados, nem para cima e nem para baixo. 1- Primeiro de tudo, você precisa saber quais são os níveis ideais, que são:
  •  pH,  que precisa estar entre 7,0 e 7,4 e
  • alcalinidade que precisa estar entre 80 e 120 ppm.
2- Utilizando uma fita teste para avaliação da água da piscina, você deve utilizá-la para fazer a medição e saber quais são os níveis da alcalinidade e do pH. (geralmente vem instruções na própria embalagem.) 3- Após avaliar, corrija da seguinte forma:
  • Se a alcalinidade estiver acima dos 120 ppm, use o Redutor de Alcalinidade e pH.
  • Abaixo dos 80 ppm, use o Elevador de Alcalinidade.
Da mesma forma com a medição do pH.
  • Se o pH estiver  acima  de 7,4, use o Redutor de Alcalinidade e pH (o tradicional ou o extra forte);
  • Abaixo de 6,8, utilize o Elevador de pH.
Em relação a quantidade de cada um, está descrito na própria embalagem.

E Se Os Ajustes Da Alcalinidade e pH Não Forem Feitos?

Bom, primeiramente é da sua saúde que estamos falando! Então todo cuidado é pouco. Os motivos pelos quais os ajustes da alcalinidade e pH são necessários, é praticamente baseado na eliminação de micro-organismos e algas que, em contato com a pele, podem causar doenças e se propagar até fora d’água. Sabe quando a água da piscina fica verde? É um dos exemplos do que o desajuste da alcalinidade e pH causa. Para realizar a limpeza de sua piscina, antes de tudo, faça uma avaliação e ajuste esses níveis. Caso você ignore isso, pode tornar a limpeza mais lenta, mais confusa e, claro, mais cara! O conforto e a proteção dos banhistas apenas podem ser garantidos se a alcalinidade e pH estiverem nos níveis corretos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *